terça-feira, 29 de março de 2011

Passe Livre, no filme e na vida real.

Fazia um tempo que queria ver o filme Passe Livre. Imaginei que ele serviria de auto-convencimento, para eu me infiltrar nesse universo paralelo de abdicação de meu cônjugue por um espaço, relativamente curto, de tempo. Me decepcionei com o filme e com a ideia. E saí de lá com o meu pensamento ainda mais monogâmico.
Para quem ainda não assistiu, o filme conta a história de dois casais de amigos, que insatisfeitos com o casamento, decidem viver uma semana de férias de seus casamentos. Os dois amigos partem para uma busca de sexo e loucuras durante a semana, mas o que percebem é que não são mais os jovens de antigamente, e a selva de mulheres que eles precisam conquistar, é hoje, um pouco mais difícil por diversos motivos: Eles já não são tão novos, por conta do tempo que não exercita isso, não sabem nem ao menos chegar em uma mulher, e suas cantadas são exêntricas, para não dizer ridículas. Só sei que tudo acaba em um terrível fracasso para todos, e não, eu não estou contando o fim do filme, porque isso pode ser percebido logo no início.

Daí eu me pus a pensar em muitas, muitas coisas. E uma delas é:

Qual o sentido de utilizar o Passe Livre em um relacionamento? Em que momento da vida devemos fazer?
Você tem a cabeça aberta, quando eu digo aberta, é sem hipocrisia. Seu namorado também? Esse é o primeiro passo. Mas por qual motivo você quer um passe livre? Para curtir o que você não pode, porque já namora? Porque estão brigando demais? Existem vários motivos, e você precisa estudar cada um deles a fundo, e ver se isso é uma solução, ou se vai desandar toda a sua relação.

Quais as regras a se utilizar?

Depois que vocês já decidiram que querem isso, é partir para outra parte teórica, as regras. TUDO na vida tem regra, e isso não seria diferente. Você precisa decidir o que poderão ou não fazer. Um passe livre pra vocês é beijar na boca, ou vale tudo? E tem um número X de pessoa? Como vai funcionar?? É preciso sentar e conversar tudo isso, eu sei que é chato, mas vale a pena. Senão, de novo, pode dar tudo errado.

Quais são os prós e os contras?

Vocês podem ficar felizes e até repetir isso mais para a frente. Conhecer pessoas novas, fazer coisas que não pode fazer com seu namorado e experimentar o novo por um curto período de tempo. Isso faz bem pra a auto estima, o ego e muitas coisas mais. Mas para o Pedro (que não é seu verdadeiro nome) o Passe Livre é algo inimaginável. Ele se diz uma pessoa de cabeça aberta, mas não suportaria imaginar sua namorada com outro homem. "Se há amor, não há necessidade de outra pessoa. A partir do momento que você sente desejo, tesão por outro, é a hora de terminar".
Ainda segundo Pedro, esse processo é um pouco mais complicado do que se imagina. Ele pode acabar com relacionamentos sérios por desconfianças futuras, pensamentos imorais e brigas que o casal terá a partir disso.

E você, o que pensa sobre isso?


Amélie!

Um comentário: